skip to Main Content
Como A Pesquisa De Clima Organizacional Ajuda A Sua Empresa

Como a pesquisa de clima organizacional ajuda a sua empresa

Como a pesquisa de clima organizacional ajuda a sua empresa

Muitos CEOs e diretores acreditam que conhecem suas organizações, mas descobrir a percepção interna é extremamente importante para sucesso da organização. Uma boa forma de atingir isso é fazer uma pesquisa de clima organizacional.

Quando projetada e conduzida adequadamente, uma pesquisa dá à diretoria e especialmente ao setor de recursos humanos uma visão mais global sobre como os funcionários veem a organização, nos mais diversos níveis e setores.

Para colher os múltiplos benefícios de uma pesquisa de clima organizacional, é essencial entender como isso funciona – e essas respostas estão aqui neste artigo: leia e saiba mais.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Uma pesquisa de clima organizacional consiste em um questionário anônimo submetido aos funcionários sobre suas percepções pessoais em relação ao ambiente de trabalho:

  • Processos de admissão;
  • Comunicação com funcionários;
  • Padrões comportamentais dos funcionários e seus setores;
  • Remuneração;
  • Benefícios;
  • Políticas internas, entre outros.

Em alguns casos, os resultados dessas pesquisas podem ser dolorosos para a liderança, mas são uma ferramenta estratégica para garantir ou melhorar o clima da organização.

Qual é o objetivo de fazer uma pesquisa sobre clima no local de trabalho?

O propósito de fazer uma pesquisa de clima organizacional é descobrir o ponto de vista dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. Assim é possível identificar e solucionar problemas que possam estar afetando a motivação e a produtividade da força de trabalho.

Este tipo de pesquisa permite a coleta confidencial de feedbacks, o que nem sempre é possível em outros formatos de comunicação entre empresa e colaborador. Além disso, toda essa coleta de dados também proporciona à empresa uma visão analítica e objetiva dos dados, fornecendo uma visão sobre as tendências ao longo do tempo.

Como produzir e aplicar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa

Ao considerar a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional em sua organização, considere as seguintes etapas:

1) Decida o que a pesquisa deve revelar

Determinar as metas e objetivos da pesquisa de clima organizacional é um primeiro passo crucial.

As perguntas a serem feitas devem englobar o tipo de dado que se está buscando: saber como seus funcionários enxergam as políticas internas da empresa, como veem a remuneração frente ao mercado ou seu ambiente de trabalho, por exemplo.

2) Projete a pesquisa

Projetar a pesquisa de clima organizacional é quase tão importante quanto desenvolver as perguntas em si.

Escolha uma escala de classificação: um sistema numérico (notas de 1 a 10) ou o uso de declarações (“concordo totalmente” a “discordo totalmente”, “muito satisfeito” a “muito insatisfeito” etc.) para que os funcionários possam responder o questionário e fornecer os dados que você precisa.

3) Desenvolva o questionário

As pesquisas de clima organizacional geralmente consistem em algo entre 10 e 50 perguntas, variando entre perguntas de múltipla escolha, respostas curtas e/ou o preenchimento de respostas discursivas.

Cada pergunta deve ser redigida da forma mais simples e direta possível – isso ajuda a garantir os melhores resultados.

É essencial manter suas metas e objetivos em mente ao formular suas perguntas. Revise e teste o questionário com uma fonte imparcial para garantir que as perguntas estão formuladas corretamente e que são fáceis de entender.

4) Aplique sua pesquisa

Dê aos seus funcionários tempo suficiente para preencher o questionário, sem pressioná-los –isso é importante para coletar os melhores resultados.

A escolha do período também é importante: veja se a pesquisa está condicionada a um evento específico – implantação de uma nova ferramenta (como o AcessoRH, que traz bons resultados na gestão de admissões) ou a chegada de um novo líder.

A proximidade do fim de ano também pode ser uma ocasião, já que assinala o fim de um ciclo – e as respostas podem contribuir para o start do novo ciclo de operações.

5) Analise e compartilhe os resultados

Após mensurar os dados obtidos, é hora de analisar os resultados de sua pesquisa de clima organizacional.

O feedback reunido a partir da pesquisa ajuda a identificar e esclarecer tanto os pontos fortes quanto os fracos dentro da organização, bem como quaisquer questões cruciais que precisam ser postas em prática. E já contribui para nortear planos de ação – como a otimização dos processos de admissão, implementação ou substituição de benefícios, novas políticas de segurança da informação, por exemplo.

É importante compartilhar os resultados da pesquisa organizacional com todos os funcionários. Isso mostrará a eles que o tempo investido foi bem empregado: seus comentários são valiosos e estão sendo ouvidos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre pesquisa de clima organizacional, gestão de admissão e como o AcessoRH pode ajudar no processo. Assista o vídeo de demonstração e conheça mais sobre a plataforma.

Back To Top